PROMOÇÃO DE SEGURANÇA E COMBATE À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA/LESBOFÓBICA.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo do ES lança Programa Incluir em São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Jerônimo Monteiro
09/08/2011

        O governo do estado, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), anunciou o lançamento do Programa Capixaba de Redução da Pobreza – INCLUIR – nos municípios de São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Jerônimo Monteiro para a próxima quarta-feira (10) e quinta-feira (11).
        Para o secretário de Assistência Social, Trabalho, e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, a estratégia de mobilização nos municípios é muito importante para o sucesso do programa. “É extremamente necessário a participação dos municípios nessa estratégia de redução da pobreza. Vamos para o segundo ciclo de lançamentos, dessa vez no extremo sul, para anunciar as diretrizes do INCLUIR, e iniciar a busca das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza”, afirmou o secretário. 
        O Programa Capixaba de Redução da Pobreza segue a linha do Brasil Sem Miséria, porém apresenta algumas diferenças. No Espírito Santo, mais de 31 mil famílias se encontram em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica e exclusão social. Para esse público, o Estado vai promover a inclusão social, a cidadania e a emancipação destas famílias por meio de projetos e ações sociais. 
       Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes em parceria com os municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo estadual quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico do Estado. 
         O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados) e esforços, são uma das metas do programa. 
       Entre as estratégias do Incluir estão a Busca Ativa, Seleção e Acompanhamento das Famílias, Protocolo específico de atendimento, Fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), Transferência de Renda e Plano de Emancipação Familiar. 
       O Incluir tem por objetivo articular e promover uma rede de ações e projetos, acesso a educação, esporte, cultura, geração de emprego, renda e promoção da cidadania em áreas de maior vulnerabilidade social. O programa busca promover a articulação de políticas públicas em uma perspectiva integral, ampliando a presença do Estado onde a população mais necessita. 
        Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Incluir. Romper a linha da miséria – O plano, direcionado aos capixabas que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa, cumpre um compromisso assumido pelo governador Renato Casagrande. Do público alvo do Incluir, 90,08% vivem na zona urbana e 9,2% vivem na área rural.

fonte: ncluir.es.gov.br/2011/11/governo-do-es-lanca-programa-incluir-em-sao-jose-do-calcado-bom-jesus-do-norte-e-jeronimo-monteiro.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário